Sott Joplin - O Rei do Ragtime

Scott Joplin (Texarkana, entre julho de 1867 e janeiro de 1868 - Nova Iorque, 1 de abril de 1917) foi um compositor e pianista estadunidense. Uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do ragtime clássico, para o qual desejava um status similar ao da música que seria proveniente da Europa, e a possibilidade de admitir composições extensas, como óperas e sinfonias.



Embora sua família fosse pobre (seus pais foram mendigos), o jovem Joplin chegou a estudar piano clássico quando criança. Por volta de 20 anos, tornou-se pianista, viajando pelo centro-oeste americano. Em 1895 publicou sua primeira composição: “Please Say You Will”.



“Maple Leaf Rag” foi seu mais famoso “Piano Rag” da época, garantindo-lhe o título de “Rei do Ragtime”. No total foram cerca de 60 composições, 41 delas “Piano Rags”, entre outras canções, marchas e a ópera “Treemonisha” (produzida sem sucesso em 1915 mas seria revivida em 1957 com grandes resultados).


Essa música compôs a trilha sonora do filme “O Curioso Caso de Benjamin Button”.

Nunca reconhecido em vida como o sério compositor que era, Scott Joplin recebeu este respeito apenas postumamente, quando seu trabalho foi republicado em 1972 e aclamado pela comunidade popular e escolar.

0 comentários:

Postar um comentário