Ragtime

De 1896 a 1917, o ragtime era o mais popular “idioma” musical dos EUA.

O estilo originou-se dos palcos de casas freqüentadas por negros (“Music Hall”, “Vaudeville e “Burlesque”), e o termo originou-se da expressão “ragged time” (tempo fragmentado referindo-se ao ritmo sincopado e de contra-tempo).



Alguns dos mais famosos temas do estilo são “Hello Ma Bany” (1899), “Under the Bamboo Tree” (1902) e “Alexander’s Ragtime Band” (1911), esta última citada por algumas fontes como “a música tocada pela orquestra do famoso navio Titanic, no momento de seu naufrágio em 1912”. Dentre os temas instrumentais do estilo destaca-se “Maple Leaf Rag” (1899), de autoria de Scott Joplin.



O Ragtime hoje

Hoje, o ragtime é tido simplesmente como música de piano. Isto porque o “Rag vocal” fundiu-se com a música popular, enquanto o “Rag de Pino” manteve sua distinção, se tornando um elemento importante do jazz instrumental.

O “Rag de Piano”, composto tanto para se ouvir como para se dançar, era semelhante ao ritmo de uma marcha de salão com a diferença de sua melodia sincopada.

O interesse pelo ragtime foi renovada nos anos 70, primeiro com algumas gravações clássicas e a publicação de uma coleção de trabalhos de Scott Joplin, depois com a utilização da música do mesmo no premiado filme “The Sting” (1973) e mais recentemente, com a película “Ragtime”.

0 comentários:

Postar um comentário