Réquiem para o Natal - O lado macabro do Natal


Se dependesse da minha vontade — disse
Scrooge, indignado — todo idiota que
anda por aí desejando Feliz Natal deveria
ser cozido junto com o próprio pudim e
enterrado com uma estaca de azevinho
fincada no coração. Deveria mesmo!

A CHRISTMAS CAROL,
DE CHARLES DICKENS

Requiém para o Nata é um livro organizado por Edson Rossato que conta com a colaboração de vários outros autores que se dispuseram a escrever um livro com vários contos sobre o natal. Mas não se trata daqueles contos com finais felizes, celebração em família, caridade... E sim de contos que mostram o lado sombrio do natal (ódio, preconceito e hipocrisia). Esse livro reune 44 contos com histórias diferentes e finais mais inusitados ainda. Ao melhor estilo trash. Confira abaixo a apresentação do livro e o primeiro conto. Aproveitem e... Feliz Natal! ho... ho......... ho.


APRESENTAÇÃO
Desde quando eu era muito pequeno, minha mãe, em seu parco conhecimento acadêmico, mas de excessiva ciência de mundo, sempre dizia: Nem tudo o que reluz é ouro, meu filho!
Pois bem. Baseado neste primeiro parágrafo, sinto-me seguro para lhes confidenciar um segredo que me acompanha desde quando fui ao shopping center pela primeira vez em um dezembro longínquo: nunca confiei em Papai Noel!
De onde ele tira dinheiro para comprar tantos presentes? É lícito? E como faz para entregá-los em uma única noite a todas as criancinhas boazinhas do mundo? Ah, eu devo ter sido um peste, pois nunca ganhei ao menos um brinquedo dele! E o pior de tudo: como ele consegue manter aquele bom humor o tempo todo? Não é possível que alguém possa espalhar ho ho hos por aí depois de passar doze horas sentado em uma poltrona em um shopping e ter pegado no colo mais de trezentas crianças!
Enfim, depois desse desabafo posso voltar à apresentação deste livro.
Benevolência, inocência, amor... Esses sentimentos que supostamente afloram no ser humano em decorrência do Natal sempre me fizeram pensar: por quê? Que motivos alguém teria para, numa época específica do ano, condicionar suas emoções a sentimentos nobres e acreditar em símbolos tão puros como Papai Noel? Afinal, doenças não deixam de matar, governos não deixam de roubar e assassinos não deixam de ceifar pessoas.

A verdade é que muitos acabam por maquiar o ódio, o preconceito e a hipocrisia com atos e palavras bonitas: chuta o mendigo durante o ano e, no Natal, leva resto de peru para o pedinte comer. Assim fica com a consciência tranqüila para mais 364 dias.
Pensando nesse lado negativo do Natal, resolvi convocar um grupo de escritores a dar sua visão sombria do dia do bom velhinho. E eles aceitaram o desafio.
Mas não pense, leitor, que encontrará aqui somente inveja, hipocrisia, rancor e outros sentimentos ruins de nosso cotidiano. Esses escritores foram além e buscaram o lado aterrorizante dessa data. Nas páginas do Réquiem para o Natal, você descobrirá sangue, magia negra,necromancia e outros elementos da literatura do horror.
Depois de ler este livro, pense duas vezes antes de colocar uma guirlanda em sua porta. Afinal de contas, guirlandas são convites de paz. O problema é quando o convidado quer lhe desejar a paz eterna...
Edson Rossatto *
Editor

Primeiro Conto: "O Apartamento 666"

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2660664&sid=877711335111113423359161974&k5=25EB9BC7&uid=

0 comentários:

Postar um comentário