Como Superman realmente ajudou os EUA a vencer


Durante a Segunda Guerra Mundial, quase todas as histórias em quadrinhos mudaram para um passo de guerra, com capas de super-heróis dando uma surra nos nazistas e combatendo sabotadores nas páginas internas. Mas pelo menos em um caso, eles fizeram bem mais que isso.

Vê a capa à direita? É a capa de uma edição especial de Superman, baseada no exemplar nº 33 da série regular, que foi produzida para o Exército dos Estados Unidos.

O Exército tinha um problema na época – eles estavam recrutando milhares de homens todo ano, mas muitos deles não tinham qualquer tipo de educação, com grandes quantidades de completos iletrados – que teriam que operar maquinário complexo em tempo recorde. Eles precisavam aprender a ler, e rápido. As tropas também necessitavam de entretenimento barato e portátil, algo que pudessem carregar junto de si pelos campos de batalha da Europa e da Ásia.

Então, com a cooperação da National Periodical Publications – precursora da DC Comics – essa edição foi produzida pelo Departamento de Guerra com diálogos simplificados e balões com palavras. Centenas de milhares de cópias foram distribuídas entre os soldados, ajudando-os a aprender a ler e passar o tempo.

E, claro, cópias desses quadrinhos foram distribuídas para crianças em terras distantes, como gestos de boa vontade.

Um total de 23 edições foi produzido dessa maneira, e essas raras variantes estão entre os primeiros exemplos do uso de quadrinhos para ensinar, não somente entreter.

Então não ficamos surpresos quando um estudo recém-publicado apontou que revistas em quadrinhos podem ser usadas para melhorar a leitura. O governo dos Estados Unidos sabe disso há décadas.

Fonte: ComicMix, 7 de dezembro de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário