Onde Vivem os Monstros


Adaptações de livros clássicos para o cinema sempre geram controvérsias. Alguns gostam, outros reclamam que muitas de suas partes preferidas da obra original foram suprimidas. Mas e quando a adaptação cria um roteiro cinematográfico de quase duas horas de duração em cima de uma história original de poucas frases?

Onde vivem os Monstros, do americano Maurice Sendak, é um clássico infantil de 1963, laureado com a Caldecott Medal (uma premiação para os mais importantes livros para crianças). Através de um casamento perfeito entre texto e imagem, o autor conta a história de Max, um garoto que acaba na terra dos monstros depois de fazer algumas maldades em sua roupa de lobo.

Agora, em 2010, o diretor Spike Jonze (de Quero ser John Malkovich e Jackass), em parceria com Dave Eggers, criou um roteiro que tem por base as desventuras de Max e seus amigos monstros.

A expectativa por trás dessa ousadia é grande. Afinal, o livro é muito querido nos Estados Unidos e possui uma verdadeira legião de fãs. Ele acaba de ser lançado por aqui, com quarenta e seis anos de atraso, e promete conquistar mais alguns admiradores.

O filme é muito bonito. Os efeitos são muito bons, a fotografia é sensacional e os monstros são muito realistas. Forest Whitaker, Lauren Ambrose (de Six Feet Under) e Catherine O’Hara (a mãe de Macaulay Culkin em Esqueceram de mim) são alguns dos atores que emprestaram suas vozes às criaturas, tornando-as mais humanas do que sua aparência assustadora seria capaz de sugerir.

A historia consegue entreter crianças e adultos ao mostrar como uma amizade pode ser abalada por pequenas desavenças. Ao contrário do livro, no entanto, falta o impacto produzido pela combinação entre imagem e texto criada por Sendak. Max (interpretado por Max Records) é cativante, assim como as próprias criaturas. Mas é só isso. Não é um filme arrebatador, capaz de fazer os espectadores falarem sobre ele durante horas, como é o caso da obra original.

Uma produção interessante, que vale a pena ser vista. Especialmente se conseguir despertar o interesse dos espectadores para o livro de Sendak. Esse, sim, uma obra-prima. O filme estréia no Brasil no dia 15/01/2010. Destaque para a trilha sonora, "Wake Up" da banda canadense ARCADE FIRE.

2 comentários:

Wellington Filho disse...

ansioso para a estréia @@

Carlos: disse...

Aguardando....adorei o trailer

Postar um comentário